Motor 1914 CC Low Budget

Post Reply
PAVIK

Post by PAVIK »

Vos mostrar-vos uma modificação que se faz no circuito de lubrificação para aumentar o fluxo de oleo nas tuches. Que por continuação sobe até aos martelos dentro das varetas para lubrificar os mesmos.

Image

Image

Para começar furamos o tampão em aluminio para aceder as galerias e depois com uma broca de 8mm longa, perfuramos a galeria que vai lubrificar todas as tuches. Passamos de 6mm para 8mm para garantir uma boa lubrificação das tuches e martelos das valvulas.

Image

Image

Depois é necessário fazer rosca no bloco para aparafusar um tampão em 10X100 com uma chave interior sextavada e um tubo de cola para roscas voltamos a fechar a galeria.

Image

O resultado final podemos ver nesta foto mas depois do motor montado não fica visivel esta modificação. Por isso o meu interesse em vous mostrar antes de avançar com a montagem do motor.
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Continuando com o sistema de lubrificação, vou mostrar-vos como modificar o bloco para o sistema FULL FLOW.

Image

Image

Para começar é necessário cortar uma parte do bloco como podem ver na foto anterior para no fim podermos enroscar o Raccord a 90 graus.
Depois furamos o tampão da galeria e finalizamos por perfurar com uma broca de 15mm.

Image

Image

Depois de abrirmos a rosca podemos limpar todas as limalhas da galeria de lubrificação. Para finalizarmos por enroscar o Raccord para a entrada de oleo directamente nas galerias principais.

Image

Image

Para podermos limpar correctamente as galerias de lubrificação eu tenho por habito abrir também o tampão do outro lado da galeria para um melhor acesso.

Image

Image

Image

Por hoje é tudo não vous aborreço mais com as minhas modificações...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

Obrigado pela partilha Pavik, grande obra essa! Continuação de bom trabalho.

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

PAVIK wrote: Por hoje é tudo não vous aborreço mais com as minhas modificações...
Podes aborrecer á vontade... :wink:

Continuação de bom trabalho.
(o\ | /o)

robalo

Post by robalo »

O bom aluno mantem-se em silêncio para assimilar tudo o que o professor ensina e em caso de duvida ai sim levanta o dedo interrompe a explicação e tira as duvidas :idea: 8)

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Ó Robalo!

Isso é nos dias de hoje!
Porque, quando eu andava na escola, nem sequer havia coragem e à vontade para pedir ao professor para repetir.

Levávamos logo roda de burros - que não estávamos com atenção - que andávamos a dormir na fórma (claro está que um comentário destes, só de um professor que não foi à tropa, senão utilizaria o termo "formatura").

Hoje os tempos são outros. E até os professores levam porrada dos alunos.

É o reverso da medalha - tanta reguada que eu levei, meu Deus.

Isto, no tempo da escola primária. À minha professora, só lhe desejo que a terra lhe seja leve como o chumbo.

Mas eu sei por que é que ela era assim. Não tinha homem!
Image

robalo

Post by robalo »

Carlos só me fazes rir, mas eu dei esta resposta porque tenho acompanhado as transformações do Patrick com bastante atenção e dou-lhe os parabens por tudo o que ele tem ensinado por aqui a um leigo como eu e como tal lei, aprendo pois o saber não ocupa lugar.
Engraçado o espirito de partilha do Patrick, vou-me manter no silencio e a ler atentamente e um dia que o conheça pessoalmente digo-lhe porque leio e releio as explicações dele em silencio :wink:

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Excelente Post!

Obrigado pela partilha.
Jean Melim

Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa tarde a todos

Aqui vai mais uma configuração de outro motor 1915cc

-Cambota SCAT 69mm em cromoly 4340 forjada com contrapesos
-bloco AS41 made in Mexico
-Volante motor em cromoly 200mm 5,5kg
-Poli aluminio SCAT
-Mecanismo de embraiagem Kennedy stage 1
-bielas de origem equilibradas
-Kit de pistons forjados e cilindros AA 94mm
-Arvore de cames WEBCAM 86b
-Touches WEBCAM
-Varetas em cromoly
-Bomba de oleo SHADECK 30mm
-Kit Full Flow
-Cabecas 040 com valvulas em inox 37x33mm com molas duplas e chapeus em cromoly, admissões trabalhadas e sedes com 3 angulos.
-Colectores de admissao CB
-Carburadores WEBER 40 IDF com venturis 32mm
-Colector de escape 4 em 1 Merged 1" 1/2 com panela Dynomax em inox
-Distribuidor BOSCH 009 mais bobine azul
-Radiador de oleo type 4 montado la turbina
-Carter suplementar com 2,5 litros de oleo

Este motor vai ser feito para andar em Portugal...

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Aqui vão umas fotos da cambota SCAT 69mm para este ultimo motor

Image

Image

O mecanismo de embraiagem KENNEDY stage 1 como podem verificar vem já com furos de uma equilibragem feita por este fabricante. Mas tem de ser equilibrado com o volante de motor para ficarem equilibrados em conjunto

Image

Image

Neste momento este conjunto está a ser equilibrado e deve estar pronto para a semana que vêm... :D
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Boas Pavik!

Os rasgos nos apoios da cambota foram feitos por ti ou já veio assim de fábrica?
(o\ | /o)

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa tarde Estevo

Esses rasgos que vemos nos moentes da cambota é uma particularidade das cambotas da SCAT...

Nos modelos VOLKSTROKER vemos logo a diferença, é do bom Material... :D :D :D

Servem a aumentar a lubrificação dos moentes...

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

PAVIK

Post by PAVIK »

Boa tarde a todos...

Esta semana comecei a montar um dos motores 1915cc, como já consegui reunir todas as peças comecei por esta configuração...

Cambota de origem com arvore de cames SCAT C35.

Em primeiro lavo bem todas as peças... :D

Image

Image

Depois de lavar bem a cambota e os carteres então posso começar a montar o motor... :D

Image

Image

Image

Image

As tuches SCAT depois de retira-las da embalagem controlei-as todas e pesei-as. Pois têm todas o mesmo peso.

Depois passei a uma etapa que consiste na modificação dos bronzes para uma melhor lubrificação da cambota... :D

Image

Nesta foto podem ver que o orifício do segundo bronze esta bem alinhado com a galeria de lubrificação.

Image

Image

Nesta foto podem ver a operação feita sobre os bronzes, para o quarto bronze o furo passa a 4mm

Image

Image

O terceiro bronze os furos de lubrificação passam a 7mm. No lado exterior face galeria aumento o rasgo para uma boa passagem do oleo...

Image

Image

Image

No primeiro bronze a operação repete-se os furos passam também a 7mm.
Last edited by PAVIK on 22 May 2009 14:44, edited 1 time in total.
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

O carter não foi rectificado?
(o\ | /o)

PAVIK

Post by PAVIK »

Não Estevo, este carter não foi rectificado para 0,50 que é a primeira cota de rectificação.

Mas a cambota sim, esta foi rectificada para 0,25 que é a primeira cota de rectificação.

Depois passei então á montagem...

Image

Image

Image

Image

Image

Image

O segundo carter pronto para montar com as tuches, depois foi só fechar e apertar todas as porcas com a chave dinamometro com os respectivos apertos... :D

Image

Pronto já está fechado o bloco motor, o principal já ficou pronto... :D

Image

Image

As bielas já foram montadas mas antes foram equilibradas e pesadas.

Image

Os pistons já tinham sido controlados e pesados fazem todos o mesmo peso de 625g...

Para a proxima vos mostar-vos como encontar o DH e o PMS.

Por hoje é tudo para a proxima há mais

Até breve...
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Post Reply